terça-feira, 31 de julho de 2012

Ecoflora - Ideias Inovadoras



II ECOFLORA - Concurso Ideias Inovadoras

Depois do sucesso do ano anterior, o Espaço Ecoflora premeia, promove, valoriza e divulga as "Ideias Inovadoras", abrindo portas tanto a empresas, como à investigação, trabalhadores independentes ou estudantes com novas soluções ecológicas ou ambientalmente corretas.

Os espaços serão de novo oferecidos para a apresentação de projetos inovadores com interesse para os expositores e visitantes, mediante concurso (anexamos ficha de inscrição e regulamento).

Este espaço proporciona ainda uma área de discussão e debate para apresentação dos projetos, promovidos através de workshops, que irão decorrer ao longo dos dois dias do evento.

Participe e poderá ter a oportunidade de apresentar na feira, gratuitamente, o seu produto, ideia ou solução

Briga por terras faz Brasil ser líder em mortes



July 30, 2012
28.07.2012 às 23h51

Pico do crescimento de assassinato de defensores do meio ambiente coincide com expansão da atividade agrícola, segundo autores de levantamento

Rio -  Em nenhum outro país como no Brasil o verde corre tantos riscos de ser tingido de vermelho-sangue. Segundo a ONG ‘Global Witness’, que tem sedes nos Estados Unidos e na Inglaterra, mais da metade das mortes de ativistas ambientais da última década foi no País.
Pesquisadores que forneceram dados nacionais à organização informam que o número de mortes cresceu com a expansão de atividade agrícola em direção a áreas de reserva na Amazônia e Cerrado.
O número total de mortes no planeta — 711 — representa quase um homicídio por semana. Em que pese o fato de que muitos países africanos e asiáticos o número de mortes é subnotificado — como observam os próprios membros da ONG — a situação do Brasil preocupa.
Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que forneceu os dados brasileiros à Global Witness, o alto número de mortes do Brasil, que teve pico em 2003, está relacionado à valorização de produtos agrícolas exportados pelo Brasil no período analisado pela ONG internacional.
Desde que o CPT começou a monitorar conflitos, na década de 1970, o assassinato de ambientalistas está relacionado com a concentração de terras e expansão agrícola. “Nos últimos anos, a exportação de alguns produtos tem se fortalecido, o que aumenta a expansão agrícola”, diz a coordenadora da Comissão Pastoral, Isolete Wichinteski.
Segundo ela, o perfil das ocupações também mudou. Nos anos 1970, isso era feito pelo governo e grandes latifundiários. Hoje, os responsáveis são empresas.
Famílias que estão nas regiões disputadas há muito tempo são retiradas por quem faz grilagem ou por madeireiras. “Alguns dos que mais sofrem são os ativistas ambientais, que acreditam que podem tirar o sustento dessas áreas sem agredir a natureza”, afirma Isolete.
ONG alerta que luta por recursos acompanha aumento do consumo
Na semana passada, representantes da CPT se reuniram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para denunciar assassinatos em estados como Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul, entre eles os de ativistas ambientais.
O assunto fora debatido na Rio+20, onde o relatório da Global Witness foi divulgado primeiro. Na ocasião, Billy Kyte, um dos responsáveis pela pesquisa da ONG, pediu que os governos dos países onde o problema é mais sério, como o Brasil, acompanhem a questão mais de perto.
Segundo ele, a comunidade internacional deve parar de perpetuar essa disputa viciosa por florestas e por terra. “Nunca foi mais importante proteger o meio ambiente e nunca foi mais mortífero lutar por isso”, disse Kyte.
A organização chama atenção para o fato de que a luta por recursos naturais é acompanhada pelo aumento no consumo.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

É preciso um Simplex para a agricultura



20-07-2012
Tratamos por igual, em termos de exigências fiscais, um agricultor que tem cinco hectares e um que tem 1500. Tal como a Comissão Europeia propõe, é preciso criar um regime simplificado para os pequenos agricultores que não os penalize e permita que sejam mais competitivos - esta é a opinião de Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Dão (CRV Dão).
"Um regime simplificado para a pequena agricultura" seria parte da solução, na perspetiva de Arlindo Cunha, do problema da falta de competitividade do pequenos agricultores.
[Ver notícia completa]Ler mais 

Cientistas discutem o 'novo mundo rural' em Lisboa



Encontro internacional realiza-se entre 29 de Julho e 4 de Agosto

2012-07-27
Por Susana Lage
É a primeira vez que a capital recebe este evento de realização quadrienal
É a primeira vez que a capital recebe este evento de realização quadrienal
A capital lisboeta vai receber o XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural da Associação Internacional de Sociologia Rural (IRSA , na sigla inglesa) entre 29 de Julho e 4 de Agosto.

Trata-se de um encontro onde “toda a comunidade científica que lida com assuntos do mundo rural tem a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e reflexões assim como de aproveitar a ocasião para troca de opiniões e debate das questões que se colocam à vida social, económica e técnica do mundo rural”, explica Manuel Belo Moreira ao Ciência Hoje.
Segundo o professor catedrático do departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), este “é o único e grande momento onde se reúnem membros das diversas associações regionais, da Europa, América do Norte e Latina, Asia e Pacífico. Contamos com cerca de 1100 inscritos que enviaram cerca de 1500 resumos de trabalhos a apresentar em 70 grupos de trabalho”.

É a primeira vez que Lisboa recebe este evento de realização quadrienal, co-organizado pelo ISA e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da UTL, subordinado ao tema ‘O Novo Mundo Rural das Crises às Oportunidades’. Continua in ciencia hoje

Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal



Convidamo-lo/a a visitar o site www.epam.pt e a participar na construção de uma plataforma de comunicação para todas as pessoas e organizações interessadas nas temáticas ligadas às plantas aromáticas e medicinais (empresas, organismos da administração pública, associações, centros de investigação, unidades de educação e formação, etc.).
Convidamo-lo/a a visitar o site www.epam.pt  e a participar na construção de uma plataforma de comunicação para todas as pessoas e organizações interessadas nas temáticas ligadas às plantas aromáticas e medicinais (empresas, organismos da administração pública, associações, centros de investigação, unidades de educação e formação, etc.).
Empreender nas Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal é o nome de um projecto financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (FEADER), através do qual se pretende animar o desenvolvimento de uma rede nacional ligada à produção e comercialização de plantas aromáticas e medicinais, que se quer activa e crítica na consolidação do sector.
Para o sucesso desta iniciativa contamos com a sua participação! Inscreva-se gratuitamente como produtor/a ou operador/a na Base de Dados e participe nas discussões lançadas no Fórum on-line. Envie-nos notícias, informação sobre eventos, cursos e outras actividades ligadas ao tema, apresente críticas e dê sugestões. Todos os contributos são, para nós, da maior relevância!
Entre no site e conheça as propostas e actividades do projecto. Esperamos por si!
Se deseja fazer parte desta rede, inscreva-se no Fórum. Vá a www.epam.pt  para mais informação. Participe!
Obrigado.
A equipa do projecto.
ADCMoura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura
Tv. Misericórdia, 4, 1º, 7860-072 MOURA - PORTUGAL
            +351 285254931       | F +351 285253160 | adcmoura@adcmoura.pt | www.adcmoura.pt 
ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Rua Antero de Quental, Edifício Ninho de Empresas, Bairro Olival de Fora, 625-640 - Vialonga
            +351 219527450       | F +351 219521322 | animar@animar-dl.pt | www.animar-dl.pt

NATURBA - PARA UM PROJETO PARTILHADO ENTRE A CIDADE E O CAMPO: O CASO DE PALMELA

NATURBA - PARA UM PROJETO PARTILHADO ENTRE A CIDADE E O CAMPO: O CASO DE PALMELA 
Resumo em Português: O projeto NATURBA resultou de uma candidatura conjunta à União Europeia, no âmbito do programa INTERREG - SUDOE IV: de Toulouse, em França, líder do projet; de San Sebastián (Guipúskoa) e de Múrcia em Espanha; e de Palmela, Loures e Barreiro, em Portugal. Esta candidatu...
Autor: João Carlos Antunes, Bruno Pereira Marques, Nuno Quellhas Moita e Ana Filipa Coelho
Ano: 2012
Idiomas do Documento: Português
In Pluridoc

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Área de cultivo de cereais aumenta 5,8% em Portugal em 2012

Área de cultivo de cereais aumenta 5,8% em Portugal em 2012 (com GRÁFICO)

A área de cultura de cereais aumentou 5,8% em Portugal em 2012, quando comparado com o ano anterior, o equivalente a 19.622 hectares, de acordo com dados provisórios do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) trabalhados pela ANPROMIS.
Segundo a associação, que representa os produtores portugueses de milho e sorgo, as culturas de arroz, aveia, sorgo, cevada, milho, trigo mole e duro e triticale representaram um total de 355.995 hectares em 2012, contra os 336.373 de 2011 e 356.652 em 2010.
Segundo os dados provisórios do IFAP, a cultura do milho ocupa actualmente, em Portugal, uma área de 140.723 hectares. Desta área, 91.678 hectares destinam-se à produção de grão e 49.045 hectares à produção de silagem.
“Tendo em conta a campanha agrícola passada, verificou-se um aumento de 3.941 hectares no caso do milho para grão e uma redução, que se estima, de 631 hectares no caso do milho para silagem”, refere a ANPROMIS.
No que diz respeito aos demais cereais, há a realçar os aumentos de área verificados no trigo (mole e duro) que ocupa actualmente 50.693 hectares, no triticale que ocupa 30.596 hectares, na cevada (forrageira e dística), cujo aumento de área foi de 1.303 hectares e no sorgo, que foi semeado em 7.233 hectares.
Numa situação bem diferente encontra-se a aveia, cuja área semeada decresceu 5.129 hectares.
“Estes são dados que se destacam apesar da seca que assola o nosso país desde finais de 2011, prejudicando não só as culturas de Inverno, como também, o cultivo das culturas de Primavera, entre as quais o milho, em vastas áreas do nosso território, sobre tudo em alguns regadios privados do Alentejo”, conclui a associação. in GreenSavers

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Inquérito Hábitos de Consumo de mel


Foi convidado a participar no Inquérito "Hábitos de consumo de mel" O presente inquérito tem como objectivo perceber sobre os hábitos de consumo de mel, bem como algumas questões relacionadas com a apicultura. Os dados recolhidos estão inseridos num estudo que está a ser levado a cabo por uma docente da ESA (Ofélia Anjos) e uma Docente da Universidade Lusófona do Porto (Maria Santos). Agradecemos desde já a participação e a divulgação pelos colegas.
Para participar por favor utilize o link abaixo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

sábado, 14 de julho de 2012

AguiarFloresta apoia projectos de regresso à terra




O mel, os cogumelos, a resina, as castanhas, os frutos vermelhos, a madeira, a caça e pesca. Tantos são os produtos centrais que estão a fazer com que os investidores regressem às florestas, criando os seus próprios postos de trabalho para fazer frente à crise.

Testemunha disso é a Associação AguiarFloresta que, sedeada em Vila Pouca de Aguiar, concelho onde 70% do território é ocupado por zonas florestais, está apoiar a criação de mais de uma dezena de projecto nas diversas áreas.

"Temos o exemplo da micologia e da apicultura, onde tem havido uma grande aposta. Mas também a resina começa a ser novamente valorizada", explicou Duarte Marques, presidente da Associação. Apesar dos apoios,
através do Proder, serem de "difícil acesso", há empresários, muitos deles jovens, "a apostar em novas plantações de madeira e em zonas de caça e concessão de pesca para aproveitamento comercial, para venda de
jornadas", revelou.

Criada em 2003, além do apoio técnico, a AguiarFloresta também trabalha na promoção dos produtos dos seus associados e no incentivo à inovação na sua transformação, como é o caso dos pickles de cogumelos, um produto completamente inovador que já está a ser comercializado.

Para escoar a produção local, a Associação tem um espaço no centro da cidade aguiarense e está prestes a lançar a sua EcoLoja no mundo virtual.

Maria Meireles
Voz de Trás os Montes
30 Maio 2012 | 16:00
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=559749

Projeto quer incentivar fixação de jovens no Interior



Projeto quer incentivar fixação de jovens no Interior
A BLC 3 - Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro candidatou aos fundos comunitários da União Europeia um projeto com o objetivo de potencializar e valorizar o conjunto de experiências e saberes acumulado pelas crianças e jovens, para que estes venham, no futuro, a criar os seus próprios projetos nas regiões com menores índices de desenvolvimento.
 
 O projeto "Inovação Educacional para o Desenvolvimento Sustentável Transfronteiriço: Infanto-Juvenil (Trans-I-duca)" está avaliado em 1,7 milhões de euros e, de acordo com a BLC 3, está direcionado para um público-alvo de extrema importância para a economia da região interior do país e transfronteiriça.Continua em Boas Noticias.

3ª Edição Nutrition Awards - iniciativa apoiada pela REDE INOVAR‏


Estão oficialmente abertas as inscrições à terceira edição dos Nutrition Awards, que pretendem ser um agente mobilizador para a inovação no sector agroalimentar, produção nacional e promoção de estilos de vida. 

Os Nutrition Awards 2012, iniciativa apoiada pela REDE INOVARcontam este ano com seguintes categorias:

- Produto Inovação
- Serviço Inovação
Investigação & Desenvolvimento
Iniciativa e Mobilização
Prémio Especial Jornalismo

As candidaturas aos prémios podem ser feitas no site da iniciativa até 31 de Julho de 2012.

Para mais informações, consulte o regulamento dos prémios aqui.

Os melhores cumprimentos,


 A equipa Rede INOVAR

Fundos: concursos do 7ºPQ | Call 2013‏


Já estão publicados no Participants Portal  os convites à apresentação de propostas no Tema Ambiente no âmbito doPrograma Específico Cooperação do 7º Programa-Quadro de I&DT da União Europeia:


Call
Temas envolvidos
Orçamento
Data Encerramento
Ambiente
248 M€
1ª fase:
16-10-2012

2ª fase:
28-02-2013
Ambiente
17 M€
16-10-2012
KBBE, NMP, Transportes, Energia e Ambiente
55 M€
07-02-2013
Ambiente
40 M€
04-04-2013
KBBE, Energia,AmbienteTransportes, SSH, SiS
61,1 M
28-02-2013
NMP, Ambiente
116 M€
04-12-2012


Toda a documentação relevante, nomeadamente o Programa de Trabalho (com a descrição dos tópicos abertos a concurso), osguias para os candidatos para os diferentes regimes de financiamento, as regras de participação e as regras para a submissão e procedimentos de avaliação e selecção de propostas, estão disponíveis para download na página de cada convite.

Informa-se ainda que a submissão de propostas é feita exclusivamente por via electrónica, através do serviçoElectronic Proposal Submission disponível nas páginas de cada convite.

Como habitualmente, o GPPQ, e nomeadamente os NCP responsáveis pelo Tema Ambiente, estão disponíveis para qualquer apoio que venham a necessitar.

Montalegre: Câmara oferece 30 mil couves tronchas a quem comprar no comércio local

Montalegre: Câmara oferece 30 mil couves tronchas a quem comprar no comércio local A Câmara de Montalegre continua a surpreender-nos com as suas iniciativas inovadoras. Depois de ter sido um dos primeiros concelhos portugueses a mandar desligar candeeiros de iluminação pública para poupar na factura energética, Montalegre prepara-se agora para dinamizar o comércio local com a oferta de couves tronchas a quem apresentar uma factura no valor de €15. Do comércio local, claro.
Esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com o Ecomuseu do Barroso e realiza-se este fim-de-semana. Ao todo, há 30 mil couves tronchas para distribuir.
Caso esteja interessado nesta oportunidade, basta entregar no Ecomuseu do Barroso – Espaço Padre Fonte – uma cópia da despesa feita no comércio local. Então, vai receber uma couve troncha, proveniente do mega couval da Quinta da Veiga, uma propriedade agrícola sob a alçada da câmara. Para além da couve, quem participar nesta promoção recebe ainda uma entrada gratuita para o Ecomuseu do Barroso.
“Com a crise na boca dos portugueses, [decidimos] colocar no terreno mais uma campanha de dinamização dos produtos da terra. E fomentar o tecido comercial”, explica a câmara de Montalegre no seu site oficial.
“Esta aposta do município de Montalegre não é mais do que uma forma de despertar para a consciência de aplicar despesa, sempre que possível, na terra. A par disto, está uma boa oportunidade de dinamizar a potencialidade que existe nos produtos locais, sabido que é o alto valor qualitativo que possuem”, pode também ler-se aqui.
O concelho de Montalegre continua a ter no sector primário a sua principal fonte de rendimento. A maioria da população trabalha na terra, praticando uma economia de subsistência. “O couval existente na Quinta da Veiga mostra a excelência de um produto que vinga numa região com um clima apropriado para produtos cada vez mais procurados”, explica ainda a câmara local. Fonte

Curso de Introdução ao Design em Permacultura


Workshop de Construção de uma Eólica‏


Sítio está a organizar um workshop de "construção de uma eólica" com formadores da cooperativa Eirbyte (Irlanda).

O workshop terá uma componente fundamentalmente prática, ainda que informada em profundidade com momentos de teoria, e vai consistir na construção, instalação e operação de uma eólica de 4,2m de diâmetro baseada no design desenvolvido por Hugh Piggott. Este modelo é mais adequado para zonas rurais e abertas sendo uma resposta económica para todos os que procuram autonomia energética com impacto ambiental extremamente reduzido.
O workshop é orientado para um público amplo que não necessita de nenhuma especialização específica. 
Os participantes terão contacto com todas as fases de construção da eólica, como a criação das hélices, do gerador e de todo o circuito eléctrico necessário para ter um output de corrente estável e utilizável quer em conexão com a rede nacional, quer para carregar um banco de baterias próprio. Serão também abordados os princípios teóricos da optimização destes geradores a locais específicos.
Os conteúdos serão leccionados em inglês com tradução simultânea em português. 

Os workshops serão levados a cabo na Quinta de Darei, no centro de Portugal perto de Viseu, Mangualde.


Para inscrições e mais informações: www.sitiocoop.com


O Sítio é uma cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais.
Tem como grande objectivo contribuir para a criação, organização e transmissão de soluções que contribuam para que os indivíduos e comunidades possam gerir, de forma resiliente, livre e abundante a realidade que habitam.



Se achar pertinente, por favor, colabore connosco na divulgação destes workshops. Obrigado!

sábado, 7 de julho de 2012

Inscrição de terrenos

Já temos um formulário para inscrever os seus terrenos, para os interessados basta clicar aqui, e preencher o formulário, em breve entraremos em contacto.

Ajudem o crescimento desta semente, passando a palavra e divulgando.

Jornadas de Resistência Adquirida a Herbicidas em Culturas Perenes.

O Gabinete de Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) informa que se vai realizar, dia 10 de Julho de 2010, entre as 10h00 e as 16h30, as Descrição: Descrição: Imagem1Jornadas de Resistência Adquirida a Herbicidas em Culturas Perenes.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

LPN adquire novos terrenos para a proteção das aves estepárias no Projeto LIFE Estepárias


 

No passado mês de Maio, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza adquiriu em Castro Verde novos terrenos para a conservação de aves estepárias ameaçadas, como a Abetarda, o Sisão e o Peneireiro-das-torres, atingindo os 1812 hectares – a maior área privada dedicada à conservação da biodiversidade em Portugal. 




O Projeto LIFE Estepárias, coordenado pela LPN, pretende contribuir para a conservação de aves estepárias ameaçadas de extinção nas planícies alentejanas.

A proteção de áreas de parada nupcial e de nidificação de Abetarda e de Sisão e de locais com colónias de Peneireiro-das-torres é essencial para assegurar a conservação a longo prazo destas espécies, que funcionam como emblema do ecossistema estepário.

Em Fevereiro de 2011, a LPN efetuou a aquisição de 150 hectares na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, considerados como uma das áreas mais importantes para estas espécies neste espaço da Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Espaços Naturais). Em Maio deste ano esta aquisição foi complementada com mais 18 hectares.

Estes terrenos complementam a rede de Reservas da Biodiversidade que a LPN dispõe em Castro Verde, dedicada em exclusivo à conservação das aves estepárias. Assim, atualmente, a LPN é proprietária de 6 Reservas da Biodiversidade no Concelho de Castro Verde, com um total de 1.812 hectares (mil oitocentos e doze hectares).

Nestes novos terrenos estão a ser implementadas medidas de gestão do habitat, como a construção de uma torre de nidificação, a remoção de vedações e a acessibilidade a pontos de água, que contribuirão para valorizar ainda mais este local enquanto reduto destas espécies protegidas. Nestes terrenos a gestão agrícola assegura abrigo e alimento sem perturbação para estas espécies, que nidificam no solo e que dependem de extensas áreas planas e desarborizadas para se alimentar e caçar.

O Programa LIFE é um instrumento financeiro da Comissão Europeia para a conservação da natureza e o ambiente, celebrando 20 anos de funcionamento em 2012. Uma das vertentes importantes deste programa é o apoio à aquisição de terrenos para a conservação a longo prazo de espécies ameaçadas, listadas na Diretiva Comunitária Aves (2009/147/EC). Desta forma é possível conservar ecossistemas que representam bens públicos, protegendo habitats e espécies da fauna e flora raras e vulneráveis e preservar importantes funções ecológicas.

Com estas aquisições recentes, a LPN gere mais de 1800 hectares, sendo responsável pela maior área privada dedicada à conservação da natureza em Portugal.

Para mais informações sobre este projeto LIFE visite www.lifeesteparias.lpn.pt

Formador(a) cursos EFA e Aprendizagem - área Florestal (05-07-12)



JADRC

Zona    Região Alentejo  
Empresa:  JADRC 
Categoria    Educação / Formação   
Tipo: Part-Time
Referência # 1494501 
Anúncio:
 
Considerando a intenção de realização de cursos das modalidades Aprendizagem e Educação e Formação de Adultos na região do Alentejo a Jovens Associados p/ o Desenvolvimento Regional do Centro encontra-se a reforçar a sua bolsa de formadores com habilitações nas seguintes áreas:
- Marketing 
- Contabilidade
 
- Secretariado
 
- Agrícola
 
- Florestal
 
- Pescas
 
- Social
 
- Português
 
- Inglês
 
- Francês
 
- Matemática
 
- Física e Química
 
- História
 
- Filosofia
 
- Informática
 Condições Requeridas: 
- Licenciatura;
 
- Certificado de competências pedagógicas (antigo CAP)
 
- Experiência pedagógica superior a um ano.
Enviar: 
- Curriculum vitae datado e assinado pelo formador
 
- Certificado de Habilitações
 
- CCP Formador e/ou Comprovativo de habilitação para a docência

Candidaturas:
 
- Só são aceites e analisadas as candidaturas que reúnam cumulativamente todas as condições acima definidas e identifiquem, no assunto, a referência com região e área de habilitação (ex: Alentejo - Marketing) em questão para o email:
    efa@jadrc.pt