quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONVITE | Seminário Agricultura +, 16 julho

Gostaríamos de o convidar a participar no Seminário Agricultura +, que irá decorrer no dia 16 de julho, no Museu de Eletricidade, em Lisboa, a partir das 14h. Conheça o que de melhor se faz em agricultura sustentável em Portugal



A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Deverá fazer a sua inscrição através do formulário que se encontra nesta página: http://www.spea.pt/pt/noticias/seminario-agricultura/

Contamos consigo!

Workshop sobre Agricultura Biológica e Biodinâmica- CONSTRUÇÃO DE HORTA MANDALA‏

Vimos por este meio divulgar o Workshop sobre agricultura biológica e
biodinâmica que se realizará em Amarante nos dias 6 e 7 de Julho.
Agradeciamos a divulgação do mesmo aos vossos membros.
No cartaz de divulgação, em anexo, encontraram mais informação.
Agradeço a atenção merecida.
Estamos ao dispor para mais informação



*Regras & Sugestões - Formação e Consultoria, Lda*
Edifício Pássaro de Fogo, Av. General Vitorino Laranjeira 74
4600-018 Amarante
*Contactos:*
Olga Mateus, Engª - 966400972
Tel/fax: 255446575
Website: www.regrasesugestoes.com

sábado, 22 de junho de 2013

4ª FEIRA TRANSFRONTEIRIÇA ECORAYA-ECORAIA


24 e 25 de Agosto de 2013

Realiza-se nos dias 24 e 25 de agosto de 2013 a 4ª Feira Transfronteiriça Ecoraya-Ecoraia, de produtos locais, no Centro Logístico de Pinhel, no âmbito do projeto VIP BIN SAL –VALORIZAR, INOVAR E POTENCIAR A BEIRA INTERIOR NORTE E A PROVÍNCIA DE SALAMANCA; financiado pelo POCTEP.

A Feira será composta por 120 stands repartidos por produtores representantes dos municípios associados da Associação de Municípios da Cova da Beira e da Província de Salamanca e estarão representados 8 setores de atividade:

1.      Vinhos – Bagaços – Licores;
2.      Lácteos: Queijos – Iogurtes – Manteigas;
3.      Azeites e Vinagres;
4.      Enchidos e Carnes;
5.      Frutos Secos: Amêndoas – Castanhas;
6.      Farinhas e Derivados: Pães – Doces – Pastelaria;
7.      Mel, Geleias e Marmeladas;
8.      Vários: Frutas, Legumes, Cogumelos e outros produtos.

Neste sentido, vimos convidar V.Exa. a visitar o evento.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Curso Jovens Agricultores (PRODER)


Curso Jovens Agricultores (PRODER)
Estimados Associados e Amigos,
Informamos que se encontram em aberto as inscrições para os Módulos 1 e 3 do Curso para Jovens Agricultores , financiado pelo PRODER, que decorrerão na Sede da AGROBIO, em Lisboa, no caso de reunidas as condições mínimas de 15 inscrições, e cujas informações poderão ser consultadas em:
MÓDULO 1 - Formação Básica de Agricultura (1 a 15 Julho)http://agrobio.pt/pt/curso-para-jovens-agricultores-proder-mod-1.T638.php
MÓDULO 3 - Formação de Gestão da Empresa Agrícola (2 a 23 Julho)http://agrobio.pt/pt/curso-para-jovens-agricultores-proder-mod-3.T639.php
Poderão consultar todas estas informações (e outras relativas à Formação) em http://agrobio.pt/pt/o-que-fazemos/formacao.html

Curso de Agricultura Biológica Geral (Lisboa) - 8ª ed.



Curso de Agricultura Biológica Geral (Lisboa) - 8ª ed.
Estimados Associados e Amigos,
Informamos que se encontram em aberto as inscrições para a 8ª edição/2013 do Curso de Agricultura Biológica Geral, que decorrerá na Sede da AGROBIO, em Lisboa de 10 a 25 de Julho, e cuja informação poderá ser consultada emhttp://agrobio.pt/pt/wst/files/I643-DIVULGACAOXAB8X2013.PDF
De forma a garantir a sua participação no curso, deverá proceder à sua pré-inscrição em http://agrobio.pt/pt/ficha-de-inscricao-cursos.F11.php e ao respectivo pagamento.
As inscrições são aceites por ordem de chegada de pagamento, sob uma das seguintes formas:
1) Envio do comprovativo de pagamento (NIB: 0045 9060 4018 0519 6784 5 - Caixa de Crédito Agrícola) paraformacao@agrobio.pt (obrigatório no caso de pagamento por Multibanco ou Transferência Bancária);
2) Envio de cheque à ordem da AGROBIO;
3) Pagamento directo na nossa sede.
Poderá consultar todas estas informações (e outras relativas à Formação) em http://agrobio.pt/pt/formacao.T193.php

Beira Serra distinguida com o prémio EDP SOlidária 2013

 

A BEIRA SERRA - Associação de Desenvolvimento teve um dos 51 projetos vencedores da 10ª Edição da EDP Solidária à qual concorreram 1211 projetos.
Segundo a Associação de Desenvolvimento "Beira Serra" «o projeto "Horta do Bairro" tem como objetivo criar uma horta comunitária, no Bairro das Nogueiras – Teixoso, promover a consciencialização para o trabalho coletivo e pretende proporcionar uma vivência ativa e responsável, de forma a dar resposta às carências da população local através da promoção da gestão partilhada de bens comuns, do diálogo intercultural e intergeracional e da requalificação da paisagem urbana». Este projeto complementando o trabalho que vem sendo realizado pela Beira Serra no plano da intervenção comunitária na Urbanização das Nogueiras, pretende fomentar a capacidade de acreditar nestas populações, nos seus recursos e nas suas capacidades de mudança e resiliência. Este projeto, que decorrerá de julho de 2013 a dezembro de 2014, terá como parceiros, para além da Fundação EDP, a Câmara Municipal da Covilhã, a Junta de Freguesia do Teixoso e a Associação de Agricultores de Castelo Branco, aos quais se irão juntar outros ao longo do projeto.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Curso A Minha Farmácia Bio

Local: Sede AGROBIO (Lisboa)
Datas: 13 de Julho
Duração: 6 h Horário: 10h00-13h00 e 14h00-17h00
Consulte a informação detalhada aqui.

WORKSHOP FLORES COMESTÍVEIS

A Tberries está a organizar no dia 22 de JUNHO  de 2013 o Workshop FLORES COMESTÍVEIS, com Maria José Duarte a decorrer na Junta de Freguesia de Refojos de Riba de Ave - Santo Tirso, devendo as inscrições ser efetuadas através do e-mail info@formtivity.pt ou tlm 939 613 292.


A Tberries é uma jovem empresa instalada em Santo Tirso, com 2.4 hectares de mirtilos, que desenvolve formações na área dos pequenos frutos, apicultura, micologia e plantas aromáticas.




Convite - 22 de Junho - Conferência Sustentavel_MENTE



A Associação Transumância e Natureza vem por este meio convidá-lo a estar presente na sessão de abertura da Conferência Sustentavel_Mente, dia 22 de Junho pelas 14h30, no Auditório da Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.
Sustentavel_Mente pretende, ao estilo TedTalks, envolver a comunidade local, em especial os jovens, e proporcionar-lhes ideias, ferramentas e conhecimentos para que possam criar o seu próprio negócio e fixar-se no território.  Com o objectivo de inspirar os participantes, vão ser partilhadas histórias por jovens empreendedores que não se inibiram de pôr as mãos ao trabalho, e fazer das tradições e da natureza o seu maior aliado.
Neste primeiro evento estará presente:
  • António Castelo, que vai apresentar o seu projecto multimédia AidNature;
  • Júlio Barbas, que falará sobre a criação de um Eco Resort com o exemplo do Vale do Rossim,
  • Miguel Nóvoa, que falará da comercialização de produtos tradicionais, pela Fiolho;
  • Mafalda Nicolau de Almeida, que vai falar da sua experiência em Animação Turística na região do Douro e Côa, com a Miles Away.
 A sessão, de entrada livre, vai decorrer num ambiente informal, de partilha e aprendizagem: quais foram as motivações? Quais as principais dificuldades?
Pretende-se motivar os jovens da raia e a comunidade local, mostrando exemplos de empreendedorismo e boas práticas empresariais.
Esta é a primeira de 3 sessões, que decorrem sempre entre as 14h30 e as 18h, no Auditório da Casa da Cultura. As próximas serão nos dias 20 de Julho e 24 de Agosto e são a antevisão daquilo que será a Semana Sustentavel_Mente (de 31 Agosto a 6 de Setembro) um workshop intensivo onde os participantes irão aprender como criar um plano de negócios, numa óptica de sustentabilidade, com base na preservação da natureza e das tradições locais. Pretende-se assim que, no final, estejam aptos para apresentar uma proposta empreendedora, que seja aplicável ao território.
Este evento é organizado pela Associação Transumância e Natureza (ATN), num intercâmbio com a organização eslovena Mladinski center Trbovlje (Centro da Juventude), ao abrigo do programa Youth in Action (Juventude em Acção), financiado pela União Europeia. No âmbito deste programa de mobilidade, uma jovem eslovena está a trabalhar na ATN desenvolvendo actividades ligadas à temática da empregabilidade jovem. 

Conferência " Circuitos Curtos de Produção e Consumo"_dia26Junho2013

Vimos por este meio dar a conhecer o tema da 4ª conferência, a realizar no âmbito das comemoração dos 25 anos da Associação In Loco, que terá lugar no próximo dia 26 de Junho de 2013, quarta-feira, pelas 14h30, no auditório da CCDR Algarve em Faro.

O tema abordado será “Circuitos curtos de produção e consumo”, que tem como objectivo debater a criação de uma economia de confiança baseada na relação directa entre produtores locais e consumidores. Será analisada a experiência dos projectos "PROVE" e da "Quinta para o Prato", de forma a demonstrar os impactos muito positivos destas iniciativas para a economia, a criação de emprego agrícola e a preservação ambiental.

Contamos com a sua participação e divulgação desta iniciativa. Segue cartaz em anexo com mais informações.
A inscrição é gratuita mas necessária. O formulário para a inscrição está disponível no website da Associação In Loco ou através de link directo aqui:  Formulário


Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos associativos,


Eliete Bernardo
------------------------------------------------------------------------------------------
Centro de Documentação e Informação da Associação In Loco
Avenida da Liberdade, 101
8150-101 São Brás de Alportel
Portugal
Tel. (+351) 289 840 860
Fax. (+351) 289 840 879
http://www.in-loco.pt
 
Descrição: logo_inloco_25anos_AF_net-peq
 

PROJETO TERRAPRIMA-UNAC/FUNDO PORTUGUÊS DE CARBONO – CONTROLO DOS MATOS


3.ª FASE DE ADESÃO
 
Seja remunerado pelo sequestro de carbono no solo em áreas de montado, pinheiro manso e carvalho-negral, no sul e interior centro do país, ao controlar o mato com recurso a métodos não destrutivos para o solo.
 
 
Lisboa, 18 de Junho de 2013 – Está neste momento a decorrer a 3.ª fase de adesão ao Projeto Controlo dos Matos, um projeto da Terraprima – Serviços Ambientais, Lda., implementado em colaboração com a UNAC (União da Floresta Mediterrânica) e com o apoio do Fundo Português de Carbono.
 
Os aderentes totalizam uma área total contratada que já ultrapassa os 40.000 hectares, tendo já recebido o pagamento referente ao primeiro ano de compromisso, o que evidencia o interesse que este projeto está a gerar.
 
Ao aderir ao projeto, os agricultores comprometem-se a fazer o controlo de mato com recurso a métodos não lesivos para o solo durante os quatro anos do Projeto (1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2014). A consequente acumulação de matéria orgânica permitirá sequestro de carbono, um serviço ambiental pelo qual os agricultores serão remunerados a 40 EUR por ha.
 
São elegíveis os agricultores que já procediam ao controlo dos matos com corta-matos ou destroçador antes do período de compromisso ou os que, tendo utilizado grade antes do projeto, pretendam mudar para um destes métodos. São elegíveis áreas de sobro, azinho, pinheiro manso e carvalho negral, no sul e interior centro do país, periodicamente submetidas a controlo de mato e que não tenham sido gradadas desde 1 de Janeiro de 2011.
 
Para aderir formalmente ao Projeto, ou para obter esclarecimentos relativamente à sua elegibilidade, o agricultor deve dirigir-se a uma das Associadas da UNAC (http://www.unac.pt/Associados/Associados/), com os P3 das áreas intervencionadas ou a intervencionar no período de compromisso e com um planeamento das intervenções. Os técnicos das Associadas farão o devido acompanhamento do processo de adesão.
 
Mais informações em http://agricultores.extensity.pt/
 
 
Para mais informações contacte:
Nuno Mendes Calado
Secretario Geral
UNAC - União da Floresta Mediterrânica
T: 21 710 00 14 | 912 344 531

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Encontro “Conversas da Terra”


  A A A
O grupo Google da Horta da Formiga conta já com  cerca de 500 utilizadores que a cada dia que passa são mais participativos. Este grupo tem como objetivo a colocação de perguntas sobre agricultura e ambiente, onde os mais experienciados respondem às questões dos que se iniciam nesta aventura.
Gostaríamos de celebrar este centro de partilha de conhecimento agrícola, convidando todos os participantes deste grupo, a participarem no Encontro "Conversas da Terra” dedicado à agricultura/ambiente no meio urbano a realizar no próximo dia 29 de junho (sábado), pelas 08h45, no Auditório da Lipor em Baguim do Monte, para o qual convidámos alguns palestrantes a  partilhar os seus conhecimentos com toda esta comunidade cibernauta! Venha participar neste encontro!

(O programa prevê, para o almoço, a realização de um "piquenique partilhado” que pressupõe que cada participante traga o seu próprio almoço para desfrutar na Horta da Formiga e conviver com os demais participantes. Agradecemos que nos informe no campo "informações relevantes" da ficha de inscrição se pretende ou não almoçar na Horta da Formiga)
 
Consulte o Programa e Inscreva-se!

1 Congresso Nacional do Mirtilo

Congresso



No âmbito da 6.ª Edição da Feira do Mirtilo, decorre nos dias 28 e 29 de Junho o 1º Congresso Nacional do Mirtilo em Sever do Vouga.
Entre muitos outros convidados, estão confirmados para oradores  David Bryla da OREGON USDA, Juan Carlos Garcia Rubio da SERIDA, Piet Meerkerk da Sun Berry, Andrés Armstrong do comité de Arandános do Chile.
Serão dois dias intensivos de apresentações e debates sobre o mirtilo, desde a produção à comercialização.

Inscreva-se!

Programa
I CONGRESSSO NACIONAL DO MIRTILO
Primeiro Dia (2013.06.28)
9h00 Sessão Abertura
9H30 - Técnicas culturais que promovem a qualidade e a produtividade. A perspetiva americana.
Moderador: Pedro Brás de Oliveira - INIAV
David Bryla – OREGON USDA
10h00 Debate
10h30 Café                                                             
10h50 - Variedades que promovem a qualidade e produtividade. A Perspetiva Italiana. 
Moderador: Pedro Brás de Oliveira - INIAV
Andrea Pergher – AURORA FRUIT
11h20 - Variedades que promovem a qualidade e produtividade. A perspetiva Inglesa. Plantações de Futuro. 
Moderador: Sérgio Martins - DRAPC
Giz Gaskin - HARGREAVES PLANTS 
11h50 - Debate
12h30 - Fim da sessão da manhã
14h00 - - Variedades : Passado, presente e futuro. Enxertias.
Moderador: Clara vasconcelos - AGIM
Juan Carlos Garcia - SERIDA
14h30 -Debate
15h00 - Linha de Crédito para apoio à cultura do mirtilo.
Moderador: Liliana Perestrelo - NATURALFA
José Cunha da Silva - CCAM Área Metropolitana do Porto
15h15 - Debate
15h30 - Mercados e Comercialização
Moderador: José Martino - Espaço-Visual
Oradores:
Sofia Freitas e João Magalhaes - AGIM - Mirtilo, um presente com futuro.
Piet Merkeerk - Sun Berry - Oportunidades de comercialização de mirtilos e outros pequenos frutos no mercado Europeu.
Andres Armstrong - Comité de Arandános do Chile - Estratégia utilizada pela fileira chilena para ultrapassar a comercialização das 100 mil toneladas/ano.
Juan Carlos Miranda - AsturianBerries - O posicionamento do produto no mercado, a nossa experiencia. Perspetivas em Portugal. O Futuro.
17h30 - Café
17h50 - Debate
19h00 - Mesa de comentadores da Sessão do 1.º dia
Moderador: Maria Manuel Mesquita
Clara Vasconcelos - AGIM
José Martino - Espaço-Visual
Liliana Perestrelo - NATURALFA
Pedro Oliveira - INIAV
Sérgio Martins - DRAPC
20h00 - Debate
20h30 - Encerramento

Segundo dia (2013.06.29)

9h00 - Mesa Redonda: Organização da colheita e controlo de qualidade
Moderador: Bernardo Horgan - BEIRABAGA
Andrés Armstrong - COMITÉ DE ARANDÁNOS DO CHILE
Nuno Anjo - RANDSTAD
Lídia Agrela - HUBEL
Sofia Rosendo - SUDOBERRY
10h00 - Debate
10h30 - Café
10h50 - Caracterização das explorações de mirtilo nas regiões Norte e Centro - Apoios PRODER
Moderador: Daniela Teixeira - IPV
- Luísa Hipólito - DRAPN
- Rui Filipe Vieira - DRAPC
12h30 - Debate
13h00 - Encerramento da sessão da manhã
14h30 - Mesa Redonda: Prospetivas para a fileira dos mirtilos e outros pequenos frutos. Próximos passos. Que caminhos?
Moderador: Secundino Cunha - CORREIO DA MANHÃ
Adelina Freitas - FRESHFACTOR
Arnoldo Heeren - DRISCOLL'S
Bernardo Horgan - BEIRABAGA
Humberto Teixeira - HUBEL
Pedro Brás de Oliveira - INIAV
Sofia Freitas - AGIM
17h00 - Sessão de Encerramento do Congresso
17h30 - Prova de Queijos e de Vinhos
19h00 - Concerto Guitarrista Argentino - Victor Villadangos

Mais informações aqui

sexta-feira, 14 de junho de 2013

É já este fim-de-semana! Recolha e Conservação de Semente de Garroba

  
Recolha e Conservação da Semente de Garroba
Aldeia de Soutelo, concelho de Mogadouro
15 e 16 de Junho
Com a realização desta actividade, a PALOMBAR pretende dar a reconhecer uma lentilha autóctone cultivada tradicionalmente nesta região, denominada garroba ou gamêta, como é localmente apelidada - uma leguminosa do género Vicia, espécie Vicia articulata. Sabe-se inclusivamente que, em tempos, foi um importante recurso proteico quer para a alimentação humana quer para a engorda do gado, particularmente o bovino e sobretudo o de trabalho. Com esta iniciativa, procuraremos ainda fomentar a sua recolha, cultivo e conservação, nomeadamente através da reintrodução do seu uso.
 
Envolva-se e colabore connosco!
 
 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

XXXI Campo de Trabalho Internacional - Recuperação de Pombais Tradicionais
Aldeia de UVA, Concelho de Vimioso
De 8 a 21 de Julho
 
 
 
A paisagem do Planalto Mirandês é muito marcada por umas pequenas construções brancas que chegam a estar em campos que hoje nos parecem vazios e distantes de tudo - são os pombais tradicionais, resquícios de um tempo em que as aldeias fervilhavam de gente e as terras de actividade agrícola.
 
O principal objectivo do XXXI Campo de Trabalho Internacional de Recuperação de Pombais Tradicionais organizado pela PALOMBAR é, então, reconstruir um destes pombais, na aldeia de Uva, para combater o estado de abandono a que têm sido deixados nas últimas décadas. Os voluntários terão a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado. Mas porque entendemos que os pombais tradicionais são mais do que património construído – são património cultural -, será dada, durante os tempos livres, grande importância ao contacto dos participantes com os habitantes da aldeia e com a cultura da região, assim como à descoberta da incrível paisagem natural do Planalto Mirandês.
 
Graças à colaboração da associação Rempart (www.rempart.com), já estão inscritos dez voluntários franceses e belgas, ficando assim disponíveis quatro vagas para quem mais estiver interessado em participar. Não percas esta oportunidade para conhecer o Planalto Mirandês, aprender e trocar experiências!
 
 
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curso de Prático de Introdução à Apicultura (segundo os Princípios da A.B.) - 2ª ed.


Estimados Associados e Amigos,
Informamos que se encontram em aberto as inscrições para a 2ª edição/2013 do curso de Introdução à Apicultura (segundo os Princípios da A.B.) , que decorrerá em Aidos da Vila - Vilarinho do Bairro (zona de Anadia) 6 de Julho, e cuja informação poderá ser consultada em http://agrobio.pt/pt/wst/files/I602-DIVULGACAOXAPC2X2013.PDF
De forma a garantir a sua participação no curso, deverá proceder à sua pré-inscrição em  http://agrobio.pt/pt/ficha-de-inscricao-cursos.F11.php e ao respectivo pagamento.
As inscrições são aceites por ordem de chegada de pagamento, sob uma das seguintes formas:
1) Envio do comprovativo de pagamento (NIB: 0045 9060 4018 0519 6784 5 - Caixa de Crédito Agrícola) paraformacao@agrobio.pt (obrigatório no caso de pagamento por Multibanco ou Transferência Bancária);
2) Envio de cheque à ordem da AGROBIO;
3) Pagamento directo na nossa sede.
Poderá consultar todas estas informações (e outras relativas à Formação) em http://agrobio.pt/pt/o-que-fazemos/formacao.html
Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Melhores cumprimentos,
Paula Mota Rodrigues
Departamento de Formação
AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Calçada da Tapada, nº 39 - R/C Dtº, 1300 - 545 Lisboa
Tlm: 918544630 / Tel: 213 641 354 / Fax: 213 628 133
NIF: 501 632 484

terça-feira, 11 de junho de 2013

Curso Prático de Produção de Cogumelos

Informamos que se encontram em aberto as inscrições para a 1ª edição/2013 do curso de prático de Produção de Cogumelos em A.B. , que decorrerá em Aidos da Vila - Vilarinho do Bairro (zona de Anadia) 20 de Julho, e cuja informação poderá ser consultada em http://agrobio.pt/pt/wst/files/I614-DIVULGACAOXCGM1X2013.PDF
De forma a garantir a sua participação no curso, deverá proceder à sua pré-inscrição em http://agrobio.pt/pt/ficha-de-inscricao-cursos.F11.php e ao respectivo pagamento.
As inscrições são aceites por ordem de chegada de pagamento, sob uma das seguintes formas:
1) Envio do comprovativo de pagamento (NIB: 0045 9060 4018 0519 6784 5 - Caixa de Crédito Agrícola) paraformacao@agrobio.pt (obrigatório no caso de pagamento por Multibanco ou Transferência Bancária);
2) Envio de cheque à ordem da AGROBIO;
3) Pagamento directo na nossa sede.
Poderá consultar todas estas informações (e outras relativas à Formação) em http://agrobio.pt/pt/o-que-fazemos/formacao.html
Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Melhores cumprimentos,
Paula Mota Rodrigues
Departamento de Formação
AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Calçada da Tapada, nº 39 - R/C Dtº, 1300 - 545 Lisboa
Tlm: 918544630 / Tel: 213 641 354 / Fax: 213 628 133
NIF: 501 632 484

Lusoflora 2013


 

Plantas Ornamentais, Flor de Corte, Fruteiras, Florestais, Relva, Pequenos Frutos, Plantas Aromáticas e Medicinais, Adubos, Sementes, Acessórios , Casas e Mobiliário para Jardins, Energias Alternativas, Sistemas de Rega, Substratos, Pedras Decorativas, Empresas de Jardinagem e de Construção de Estufas, etc... marcaram presença neste evento único do setor da Horticultura Ornamental.

As Coberturas de Piscinas juntam-se a este espaço, onde os jardins,  plantas, flores  e aromas floridos imperam.

Visite-nos na Estufa Lusoflora - Zona exterior do CNEMA, Feira Nacional da Agricultura, frente ao pavilhão da CAP.

Horário:

De 8 a 16 de Junho , das 10.00h às 22.30h
 

Encontro Internacional Soberania Alimentar e da Semente começa na próxima 5ª feira, dia 13 Últimas inscrições.‏

O Encontro Internacional sobre Soberania Alimentar e da Semente começa já esta quinta-feira!

Ainda temos umas poucas vagas para participantes de Portugal!

Vejam o programa final e como inscrever-se aqui. Neste momento temos 40 participantes e mais de 20 "conversadores" e facilitadores, que vêm partilhar a sua experiência em variadas áreas em torno da soberania alimentar: agro-ecologia, horticultura, permacultura, ervas medicinais, economia local, sustentabilidade urbana e iniciativas cívicas.



A vida Rural recomenda Código Contributivo


A revista VIDA RURAL recomenda aos seus leitores, no âmbito da aposta da revista na oferta de formação especializada para os profissionais da área dos agronegócios, o seminário “Código Contributivo” , que se realiza nos próximos dias 26 e 27 de junho, em Lisboa e que é organizado pela IFE- International Faculty for Executives.
O programa do seminário inclui temas como ‘Enquadramento atual e motivação da reforma: regime transitório’, ‘Trabalhadores por conta de outrem’ ou ‘Alargamento da base de incidência contributiva’.
A formação irá contar com a apresentação de exemplos e exercícios práticos para ilustrar alguns dos temas desenvolvidos.
O formador será Inês Arruda, partner da Vasconcelos Arruda & Associados.
Para mais informações sobre este seminário clique aqui. in Vida Rural

segunda-feira, 10 de junho de 2013

280 novos jovens agricultores por mês



O número de jovens agricultores a instalar-se continua a aumentar e a média já ultrapassa os 280 novos jovens por mês. A ministra da Agricultura Assunção Cristas acredita que esta tendência não é uma “moda passageira”, embora reconheça que se muitos o fazem por opção “outros o fazem por falta dela”.

Em todo o caso, a governante acredita que são jovens com outra visão do negócio e que “saberão certamente aproveitar a oportunidade de mercado que representa o aumento da classe média pelo mundo fora, o que pode permitir posicionar-nos como país de excelência na produção de bens alimentares”.
Assunção Cristas revelou ainda que a produtividade do trabalho cresceu 18% no setor agroalimentar nos últimos anos e que o caminho passa por produzir mais e acrescentar valor, sublinhando que o nosso défice alimentar, ao contrário do que se pensa, é de apenas de 12,5%.
Na abertura da IV Conferência para a Competitividade, organizada pela FIPA, Assunção Cristas referiu ainda que “o agroalimentar é um setor que brilha” no deprimido panorama económico nacional, mostrando resiliência “e encontrando vias de solução através da inovação e internacionalização”. E acrescentou que o desenvolvimento da agricultura “só se fará de forma musculada com uma ligação forte à agroindústria”. In vida Rural

Lisboa abre concurso para mais 130 talhões de hortas urbanas

Lisboa abre concurso para mais 130 talhões de hortas urbanas


A CML (Camâra Municipal de Lisboa) vai promover entre esta terça-feira, 11 de Junho, e o próximo dia 28 de Junho, concursos para atribuição de mais 130 talhões de cultivo agrícola em dois novos parques: Vale de Chelas e Olivais.
O parque hortícola do Vale de Chelas, aliás, será o maior criado no País, com perto de quatro hectares. Neste local, estão em concurso entre 80 e 100 talhões de cultivo com 150 metros quadrados.
Estes novos hortelãos vão juntar-se aos antigos hortelãos que já ocupavam o Vale antes da intervenção camarária. Por se tratarem de Hortas Sociais, o valor a pagar conta com um desconto de 80% sobre €1,6 por m2, não podendo, todavia, o valor apurado ser inferior a €58,60.
Por outro lado, o Parque Hortícola dos Olivais dispõe de 31 talhões de cultivo, entre 80 e 140 m2. Sendo Hortas de Recreio, o valor a pagar por metro quadrado é de €1,6, sobre o qual recai um desconto de 20%, não podendo, contudo, o valor apurado ser inferior a €58,60.
A estes preços acresce o pagamento de €20, a título de comparticipação pelos custos suportados pela CML com o funcionamento e manutenção das partes comuns do Parque Hortícola. Este montante será objecto de acerto no final de cada ano de ocupação, em função dos custos efectivamente suportados.
“Como em todos os Parques Hortícolas da CML, além do talhão, os novos hortelãos terão ainda direito a abrigos de uso colectivo para aprovisionamento de alfaias e outro material de apoio ao cultivo e acesso a água para rega”, explica ainda a autarquia.
A câmara lisboeta assegura também formação e acompanhamento técnico no sentido da promoção da agricultura biológica e das boas práticas de cultivo.
A apresentação da candidatura terá de ser efectuada até às 17h do dia 28 de Junho, através da entrega, em formato papel, da ficha de candidatura e de fotocópias do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão e de documento comprovativo da residência.
Os interessados poderão consultar as normas do concurso, bem como as regras de utilização do Parque Hortícola, em www.cm-lisboa.pt ou nos serviços Balcão Único da CML. In Greensavers

sábado, 8 de junho de 2013

Pequena agricultura pode tirar mais de mil milhões de pessoas da pobreza


Apoiar os pequenos agricultores a desempenhar um papel importante na produção de alimentos e na gestão dos recursos naturais é uma das formas mais rápidas de afastar da pobreza mais de mil milhões de pessoas e garantir a sustentabilidade alimentar de uma população mundial crescente, revelaram ontem as Nações Unidas.
A maioria das 1,4 mil milhões de pessoas que vive com menos de €1 (R$ 2,7) por dia habita em áreas rurais e depende em grande parte da agricultura para a sua subsistência. Por sua vez, um número estimado de 2,5 mil milhões de pessoas estão envolvidas, a tempo inteiro ou parcial, na agricultura familiar.
Esses pequenos agricultores gerem cerca de 500 milhões de pequenas quintas e fornecem mais de 80% dos alimentos consumidos em grandes partes do mundo em desenvolvimento, em particular do sul da Ásia e da África subsariana. Esta actividade é fundamental para contribuir para a segurança alimentar e redução da pobreza.
Um estudo anterior mostrou que um aumento de 1% do PIB agrícola reduz o fosso da pobreza cinco vezes mais do que um aumento de 1% em outros sectores – especialmente entre as pessoas mais pobres. Outro estudo demonstrou que para cada aumento de 10% nos rendimentos agrícolas, há uma redução de 7% da pobreza em África e de mais de 5% na Ásia.
No entanto, a crescente fragmentação da terra, o reduzido apoio ao investimento e a marginalização dos pequenos agricultores nas políticas económicas têm dificultado o desenvolvimento desta contribuição vital para o mundo.
Um maior apoio aos pequenos agricultores vulneráveis pode ser então a resposta para uma maior segurança alimentar, protecção ambiental, desenvolvimento rural e redução da pobreza. A verdade é esta: os pequenos agricultores têm um papel fundamental a desempenhar neste processo – há-que estar desperto para isso.
 Foto: Sob licença Creative Commons

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sessão de Trabalho da Fileira do Azeite – Guarda, 7 de junho de 2013


05.06.2013 - In_Agri
No próximo dia 7 de junho de 2013 terá lugar a Sessão de Trabalho dedicada à Fileira do Azeite.
O evento terá lugar no NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, a partir das 10 horas, cujo programa pode ser consultado aqui.

Em 2012, realizámos sessões com produtores, empresas, investigadores do sector agroindustrial e representantes do poder local, onde foram identificados e debatidos problemas e respetivas soluções, visando o desenvolvimento de novos negócios e de valorização do sector.

Neste evento daremos a conhecer os problemas já identificados, bem como as respetivas soluções anteriormente propostas, promovendo a sua discussão e a adoção de metodologias para as implementar – a este respeito deverá ser consultado o Caderno de Trabalho.

As inscrições são feitas através do formulário de inscrição, sendo a participação gratuita, embora sujeita à disponibilidade de lugares.