Já faltam poucas semanas para a 29ª edição da Ovibeja abrir as portas ao público. A decorrer entre 27 de Abril e 1 de Maio, a Grande Feira do Sul mostra a excelência do que se faz na agricultura e na agro-pecuária, proporciona a festa e o encontro, abre o calendário de espectáculos com artistas de renome, coloca em debate assuntos da ordem do dia.
Com o programa dos colóquios já fechado, a Ovibeja traz para cima da mesa o debate sobre o tema central deste ano “+ PRODUÇÃO”. Organizado pela ACOS – Agricultores do Sul, o colóquio, agendado para o dia 28 de Abril, é moderado por Armando Sevinate Pinto e conta com a participação da gestora do PRODER, Gabriela Ventura e de João Basto, presidente da EDIA. A ACOS promove ainda neste dia a discussão aberta sobre “PAC pós 2013”. Moderado por Raul Jorge, do Instituto Superior de Agronomia, o debate conta com a participação do deputado ao Parlamento Europeu, Luís Capoulas Santos e de Eduardo Diniz, do Gabinete de Planeamento e Políticas.
No dia da entrega dos prémios do 2º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra (30 de Abril), a ACOS promove novo debate, desta vez sobre “Azeite e Azeitonas – Benefícios para a Saúde”, moderado pelo Director Regional de Agricultura do Alentejo, Francisco Murteira.
Muitos são os assuntos apresentados em debate na Ovibeja organizados por diferentes entidades participantes. No primeiro dia um dos temas apresentados é “O Porco de Raça Alentejana – Desafios do Presente e do Futuro”. A organização é da Associação de Criadores do Porco Alentejano. No mesmo dia, mas por iniciativa da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, o tema proposto é “Fé nos Burros – Uma Nova Dinâmica do Mundo Rural”. “Touros em Portugal” é outro tema apresentado neste dia, da responsabilidade do Círculo Taurino do Alentejo.
No Ano Internacional das Cooperativas, o tema vai ser debatido na Ovibeja. “O Presente e o Futuro das Cooperativas Portuguesas” é o repto apresentado, no dia 28 de Abril, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, pela CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e pela Confederação Cooperativa Portuguesa. Ainda no dia 28, mas da responsabilidade da SN – Serviços Normativos é debatida a “Importância da Certificação e da Qualidade em Tempos de Crise”. Desempenho empresarial, vantagens competitivas, diferenciação pela qualidade são alguns assuntos apresentados para debate.
Destacamos ainda a discussão e apresentação de estudos sobre a “Raça Mertolenga” e a comemoração dos 25 anos da Associação de Criadores do Bovino Mertolengo. Outro tema em debate na Ovibeja é o “Olival e Captura e Sequestro de CO2”, pela mão da MynMed Alentejo. “S. Nuno de Santa Maria”, é o tema apresentado pela Real Associação do Baixo Alentejo. Em alturas de crise as soluções passam, muitas vezes, por apostas inovadoras e por investimentos calculados. Tendo em conta as potencialidades da região, nomeadamente em termos agrícolas e agro-pecuários, realiza-se na Ovibeja uma importante sessão de divulgação de pequenos investimentos no âmbito do PRODER, da responsabilidade da respectiva Autoridade de Gestão. Na feira vai ainda ser feita a divulgação do Projecto “A2 Transfer – Transferência de Tecnologias na Indústria Agro-Alimentar Andaluzia-Alentejo”, da responsabilidade da ADRAL.
A Ovibeja, caracterizada pela identidade e pela festa de quem a faz e de quem nela participa, é enriquecida pelos produtos de excelência agro-alimentares, pelos seus participantes, por quem a visita e por quem a vive durante os cinco dias que compõem o grande mundo Ovibeja. No Mundo Ovibeja as “Ovinoites” vão estar ao rubro pela voz de Áurea, a 27 de Abril, pela magia de Tony Carreira, a 28, pela alegria e irreverência das Tunas Académicas a 29 e, entre outros artistas, pela universalidade de Bob Sinclair, a 30 de Abril.
A Ovibeja é uma organização da ACOS – Agricultores do Sul.