sexta-feira, 17 de março de 2017

CISE promove workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

A iniciativa, sob a orientação de Joaquim Morgado, é direcionado ao público em geral e terá lugar no dia 25 de março.
O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela vai realizar, no próximo dia 25 de março, mais uma edição do workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM). Sob a orientação de Joaquim Morgado, é direcionado ao público em geral, mas principalmente potenciais produtores que pretendam adquirir técnicas e conhecimentos sobre produção, transformação, acondicionamento e comercialização de PAM.
No âmbito da sessão teórica serão abordados os aspetos a ter em conta na seleção a instalar, quais as principais espécies com interesse económico em Portugal, métodos para instalação, manutenção e colheita das culturas, a secagem, processamento primário, acondicionamento e comercialização.
No decorrer da atividade serão apresentados ainda vários exemplos de algumas espécies e produtos finais obtidos após processamento/embalamento das mesmas, das quais será disponibilizada uma cópia para cada formando.
A participação na atividade tem um custo associado de 35 euros e pressupõe a inscrição mínima de 12 participantes, num máximo de 20, que pode ser efetuada aqui.  Para mais informações aceda ao  site do CISE ou contacte diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou pelo correio eletrónico cise@cise.pt.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Workshop “Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável” na Guarda

A iniciativa acontece no próximo dia 17 e é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, vai estar na Guarda, no próximo dia 17 de Março, sexta-feira, com o Workshop “Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável”. O evento realiza-se no auditório do Paço da Cultura, às 18 horas.
O Workshop “Agricultura Biológica e o Desenvolvimento Rural Sustentável” acontece no âmbito da Campanha + Bio e tem como propósito levar os participantes a entenderem o caminho para a conversão em Agricultura Biológica, o impacto desta no meio-ambiente, as possibilidades da política agrária comum para o desenvolvimento de uma ruralidade sustentável e a aprendizagem direta com um produtor Bio em diferente áreas de produção.
 Este Workshop estará em digressão pelo país, em parceria com diferentes municípios e diferentes instituições: Quercus, DRAP, Bolsa de Terras e diferentes produtores. A iniciativa insere-se na Campanha + Bio, cofinanciada pela comissão europeia.
A iniciativa é de participação gratuita mas sujeita a inscrição em agriobio.pt.



Animais Da Floresta



A floresta… muito mais do que árvores! Um dos segredos mais bem guardados da nossa floresta é a sua fauna. Os mamíferos, em particular, com a sua diversidade de morfologias e hábitos discretos, são um verdadeiro desafio mesmo para os biólogos mais experiente. Como se identificam, se nunca os vemos? Como interpretar os seus indícios de presença? Nesta atividade serão reveladas e explicadas muitas técnicas de deteção de mamíferos, e serão dadas a conhecer as espécies da fauna de Lousada!

Biólogos responsáveis: Pedro Sá e Diana Ferreira.
Mata de Vilar, Lousada
18 Março 2017; 9:30 - 12:30
Inscrições e informações: http://www.cm-lousada.pt/pt/biolousada


quarta-feira, 15 de março de 2017

Investir na Rentabilidade

Os empresários agrícolas trabalham diariamente para gerir um conjunto de recursos limitados com a maior eficiência possível, tendo em vista a obtenção dos melhores resultados económicos para a suas explorações.
A rentabilidade, de mão dada com a sustentabilidade, é o objetivo último dos agricultores mas… estaremos a tomar as decisões economicamente mais interessantes? Estão os agricultores a medir e controlar o real retorno da sua atividade? Há uma verdadeira cultura de controlo de gestão na agricultura portuguesa?
Para discutir estas questões, a Vida Rural convida mais uma vez o setor para um dia de reflexão e partilha sobre os fatores críticos para o sucesso em agronegócios. Investir na rentabilidade é o mote da 4ª edição do AgroIN. Para falar de gestão, de tecnologia, de parcerias, de marketing, de mercado.
E porque todos juntos sabemos mais, contamos consigo dia 20 de abril, no Centro de Congressos do Estoril, num evento onde a palavra-chave é massa crítica. Vamos a isso?

quarta-feira, 1 de março de 2017

Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável

A  Associação Portuguesa de Tracção Animal – APTRAN, em conjunto com o Município de Vimioso, a Associação ALDEIA, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e o ZASNET - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial promovem a Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável, a decorrer em Vimioso entre os dias  7 e 15 de Abril de 2017.
Pretende-se com esta iniciativa contribuir para o desenvolvimento desta região transfronteiriça, enquanto parte integrante da recentemente criada Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. Na génese da Semana da gestão agroflorestal sustentável surgem os mesmos princípios que a UNESCO recomenda aquando da criação de uma reserva da Biosfera: conciliar a atividade humana e a preservação do património natural e cultural com um desenvolvimento socioeconómico sustentável da região.

A Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável estará dividida em dois eventos:
Evento 1 - Seminário de Gestão Agroflorestal Sustentável(7 e 8 de Abril)              



Para mais informações e inscrições consultem  em http://www.aptran.pt/semana-gafs-vimioso-2017