quarta-feira, 29 de julho de 2020

V21 Rural | Oficina do empreendedor

V21Rural

Já estão abertas as inscrições para a “Oficina do Empreendedor”, a primeira etapa do Programa “V21 Rural – Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural". Os interessados podem inscrever-se aqui, até ao dia 4 de setembro

Com o arranque previsto para setembro, nesta primeira fase, os empreendedores terão a oportunidade de integrar, gratuitamente, um plano de capacitação intensivo, que permitirá aos participantes adquirir importantes conhecimentos teórico-práticos sobre o empreendedorismo de base rural.  
A oficina do empreendedor será assim, composta por 6 sessões de capacitação online e presencial, a partir da Incubadora de Base Rural de Viseu, na antiga escola do 1º C.E.B. de São Cristóvão, em São Pedro de France.  

Para além disso, esta etapa conta ainda, com uma visita a empresários de sucesso, com o propósito de promover o contacto dos participantes com boas práticas e casos de sucesso do setor agrícola, agroindustrial, serviços conexos ou tecnologia. 

Promovido pela Vissaium XXI, em parceria com o Município de Viseu, no âmbito do Viseu Rural, o V21 Rural é um programa inovador dedicado aos promotores de ideias de negócio que pretendam lançar a sua empresa ou empresários instalados, que ambicionem desenvolver novos negócios de matriz rural. Totalmente gratuito, o programa conta com momentos de capacitação, networking, acompanhamento individualizado, visitas de estudo e estágios formativos em empresas modelo.  

Consulte aqui o Regulamento e o Aviso de Abertura da Oficina do Empreendedor. 

Se tem perfil empreendedor, esta Oficina é para si! Inscreva-se! 

V21Rural2
_4

segunda-feira, 27 de julho de 2020

155.270 PLANTAS FLORESTAIS AUTÓCTONES ESTARÃO DISPONÍVEIS NOS QUATRO VIVEIROS DO ICNF, I.P. PARA A PRÓXIMA ÉPOCA 2020/2021

NOTA DE IMPRENSA
27 DE JULHO DE 2020

PROJETO "FLORESTA COMUM"


O próximo período de candidaturas à Bolsa Nacional de Espécies Florestais Autóctones, do projeto Floresta Comum, decorre desde hoje, dia 27 de julho, até dia 30 de setembro de 2020, e está aberto a todas as entidades que tenham responsabilidade de gestão de terrenos públicos ou comunitários (baldios), contando com uma disponibilidade inicial de 155.270 plantas de 42 espécies florestais autóctones.
O Regulamento e os formulários de candidatura estão disponíveis no site www.quercus.pt através do separador Projetos - Floresta Comum ou no www.florestacomum.org/candidaturas.
Com 10 edições, a iniciativa já disponibilizou cerca de 1.088.985 plantas de 60 espécies autóctones que foram plantadas em terrenos públicos e comunitários (baldios). Desde a primeira fase de candidaturas à Bolsa Nacional de Espécies Florestais Autóctones em 2012, tanto a solicitação, como a oferta de plantas, têm mantido a tendência de crescimento.
De acordo com as disponibilidades dos quatro viveiros do ICNF, I.P. - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foram distribuídas 118.738 plantas, as quais foram plantadas entre novembro de 2019 e março de 2020. Tem sido grande o envolvimento da Administração Local nestas ações de (re)arborização, através dos Municípios e Juntas de Freguesia.
O Floresta Comum é uma parceria entre a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, o ICNF, I.P. - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta parceria surgiu com o objetivo de incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos níveis de biodiversidade e de produção de bens e serviços de ecossistema. É parcialmente financiado pelo projeto Green Cork – reciclagem de rolhas de cortiça e conta com o mecenato da REN – Redes Energéticas Nacionais.
As vantagens em melhorar a composição da floresta portuguesa, com recurso a espécies autóctones como carvalhos, medronheiros, castanheiros ou sobreiros, entre outras, são evidentes. Em comparação com as espécies introduzidas (exóticas), esta floresta está mais adaptada às condições climáticas locais, sendo por isso mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa. Contribui ainda para a mitigação das alterações climáticas e é mais resiliente a essas mesmas alterações, bem como aos incêndios florestais.

O percurso do Projeto Floresta Comum
O arranque desta iniciativa ocorreu no âmbito das comemorações do Centenário da República Portuguesa, em 2010, que coincidiram com o Ano Internacional da Biodiversidade. Cerca de 80 municípios plantaram os "Bosques do Centenário" - monumentos vivos constituídos por 100 plantas (árvores/arbustos) autóctones portugueses.
Depois do sucesso desta iniciativa, em que foram plantadas 8.415 árvores, deu-se continuidade à atividade com o projeto "Futuro - 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto", em que foram plantadas 16.753 árvores, e testado o procedimento atualmente utilizado de disponibilizar plantas. A partir de 2012 as plantas passaram a ser solicitadas ao Floresta Comum, através de candidatura. Após aprovação das candidaturas e mediante a disponibilidade em plantas nos viveiros do ICNF, foram já distribuídas cerca de 1.088.985 plantas nas 10 campanhas decorridas, 8 das quais no âmbito deste Protocolo, que regista uma evolução de 53 mil na campanha de 2012/13 para as 119 mil na última campanha de 2019/2020.

Para mais informações, por favor contactar:

Pedro Sousa – Técnico do Projeto Floresta Comum (Quercus) - Telm. 96 70 56 841
Paula Nunes da Silva – Presidente da Direção Nacional da Quercus – Telm. 93 99 92 185

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Webinar: 2º Rebanhos + Clima Positivo



É já hoje segundo seminário online Rebanhos + Clima Positivo!

A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do link:
https://forms.gle/rjyYkpSq21cxeqCs5



Aquando da inscrição deixe as suas dúvidas e questões para serem respondidas durante o seminário.

Esperamos por si!

Conferência ‘Intensificação sustentável’

Ver e-mail no browser
Conferências VR
É JÁ ESTA TARDE ÀS 14H00 A CONFERÊNCIA DA VIDA RURAL
"Intensificação Sustentável”

Inscreva-se para assistir a esta web conference, através da plataforma Zoom, às 14h00.

Esperamos por si!

 
CONHEÇA OS ORADORES
José Lima Santos
Rosé Lima Santos
Instituto Superior de Agronomia
Gonçalo Almeida Simões
Gonçalo Almeida Simões
Olivum
João Coimbra
João Coimbra
Quinta da Cholda
Patrícia Cotrim
Patrícia Cotrim
Grupo Ortigão Costa
Pedro Leal da Costa
Pedro Leal da Costa
Symington
Isabel Brito
Isabel Brito
Universidade de Évora
Isabel Martins
Revista VIDA RURAL
INSCRIÇÃO

Sobre o Ciclo de Conferências da VIDA RURAL:
Dispositivos: Smartphone; Tablet; Computador
Meio dia: das 14h00 às 17h00
Modelo: Evento online
Plataforma digital: Zoom
FacebookFacebook
InstagramInstagram
TwitterTwitter
LinkedInLinkedIn

terça-feira, 12 de maio de 2020

ONG Oikos ajuda produtores a chegarem diretamente aos consumidores através do SmartFarmer

View this email in your browser
Caro produtor,

O SmartFarmer existe para o apoiar a vender mais e melhor. Para cumprirmos a nossa missão teremos de trabalhar em rede e unir esforços para que todos os produtores nacionais possam vender em condições justas.

Se já se registou, MUITO OBRIGADA pelo voto de confiança! Caso ainda não tenha tido a oportunidade, pode fazê-lo hoje mesmo.
 
Registe-se aqui
Estamos a criar as lojas de produtor para cada um dos pré-registos que nos chegaram e em breve teremos a platafroma www.smartfarmer.pt online.
Partilhamos alguns exemplos das lojas já criadas:
É com orgulho que partilhamos que na passada segunda-feira, o Jornal da Noite da SIC, passou uma peça sobre nós onde mostramos em exclusivo a nova plataforma. 
 
Link para a reportagem

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Cursos Jovens Agricultores (Online) ⚠️ Reduções até 30%

e5d14c95d05d21617217
Template-newsletter-ja.jpg?1586880311277
O mais seguro é aprender em casa…ONLINE com a ZONAVERDE

Percurso completo de 200h de formação para Candidaturas a Jovens Agricultores – PDR 2020 | REDUÇÃO 30% em 4 cursos à sua escolha. 
(50h Formação base obrigatória para Jovens Agricultores, de acordo com o definido pelo PDR + 150h Formação complementar para Jovens Agricultores, de acordo com o definido pelo PDR). 
template-horario-newsletters-area-agricola
Destinatários: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com interesse em adquirir conhecimentos no tema. E Jovens Agricultores com projetos PDR aprovados ou para submeter. 
MAIS INFORMAÇÕES »
O que dizem os nossos clientes...
Testemunho de Mónica Correia: “Gostei imenso dos conteúdos, com boa síntese e exemplos práticos. Destaco a facilidade de conciliação com o trabalho e de aprendizagem." dezembro/2019
ZONAVERDE - Formação e Consultoria 
Tel.: (+351) 256 364 544 
E-mail: info@academiazonaverde.pt
https://www.academiazonaverde.pt/