sábado, 16 de novembro de 2013

Da horta para a mesa

Da horta para a mesa: jornalista entrega vegetais e frutas da época em casa (com VÍDEO)

jornalista entrega vegetais e frutas da época em casa 

E se os vegetais e frutas da época, frescos, viessem ter à sua casa semanalmente, vindos directamente da terra e prontos a comer? O sonho de muitos apaixonados pela gastronomia e nutrição sustentável é agora uma realidade para as famílias de Oeiras, Cascais, Sintra, Almada e Lisboa, através do projecto Pede Salsa.
O serviço entrega cabazes de legumes, frutas e ervas aromáticas directamente aos consumidores. Estes produtos são entregues, na hora, por agricultores com pequenas produções na região da Arrábida e região saloia.
“A minha família sempre teve uma grande ligação à terra. Em casa, comíamos sempre da horta. Quando trazia as sobras e distribuía pelos amigos, era um sucesso. Eles achavam que as coisas eram diferentes, mais saborosas”, explicou ao Economia Verde a responsável pelo projecto, a jornalista Ana Esteves.
Ana acabou por tornar a Pede Salsa num projecto a tempo inteiro, com uma ideia muito simples: levar a horta a casa das pessoas. “Não temos produtos com pesticidas, normalizados ou bonitinhos. Isso não temos”, graceja a empreendedora.
Todas as semanas, a Pede Salsa combina a hora e o local e entrega os cabazes. Antes, ela já avisou os clientes da lista de produtos que existe naquele momento.
A Pede Salsa faz entregas nos concelhos de Cascais, Oeiras, Almada e Seixal à quinta-feira, entre as 15h e 20h e vai a Lisboa à sexta-feira à tarde. Em Sintra, a hora terá de ser combinada.
Veja como pode ser cliente da Pede Salsa e delicie-se com o episódio 142 do Economia Verde.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MyFarm procura agricultores de sofá para Sintra

MyFarm procura agricultores de sofá para Sintra


A MyFarm acabou de anunciar a sua expansão para a Grande Lisboa, passando a gerir um terreno em Sintra. Agora, a MyFarm procura e-agricultores para dar seguimento ao projecto, ou seja, pessoas que queiram ter uma horta real e controlá-la virtualmente.
Veja aqui como funciona a MyFarm e inscreva-se como e-agricultor em Sintra.
A horta tem 49 metros quadrados, sendo que os interessados em serem e-agricultores (ou agricultores virtuais) devem escolher os legumes a plantar e semear, controlando virtualmente todo o processo produtivo até que este chegue às suas mãos.
“Numa primeira fase temos 40 hortas disponíveis, que serão atribuídas a quem esteja disponível para celebrar um contrato de utilização de seis meses – e cujo local de entrega dos alimentos fique o mais perto possível das hortas – não pode ficar a mais de 25 quilómetros”, explica a MyFarm.
Cada e-agricultor deve controlar a qualidade dos legumes que a sua família consome, pode levá-la à horta real, conhecer o agricultor parceiro e o gestor de horta. Pode também conhecer como estes dois cuidam dos seus produtos e, caso queira, pode até realizar pequenas tarefas agrícolas.
“[Queremos] apoiar a produção agrícola local e os pequenos produtores, contribuindo para uma produção agrícola ambientalmente responsável, muito pouco mecanizada e tendo uma baixa pegada de carbono”, explica o projecto.
Os agricultores virtuais terão de assegurar €30 mensais para a assistência técnica, sendo que todos os restantes valores estão dependentes dos legumes, quantidades e modo de produção escolhido. In GreenSavers