Foi constituída esta semana, oficialmente, uma associação nacional que pretende representar a batata nacional e “dar uma voz única e ativa ao setor”. Batizada de PORBATATA – Associação da Batata de Portugal, a organização conta já com 23 empresas e pretende “representar os interesses da batata de Portugal, abraçando toda a cadeia de valor, desde a produção à comercialização, sobretudo na promoção do consumo”.
Numa nota enviada às redações, a associação refere que os seus objetivos passam por “conquistar peso e relevância (angariando, continuamente, novos sócios); promover a batata como um alimento diferenciado, saudável, elevando as características únicas da batata nacional; representar os seus interesses ao nível nacional e internacional, defendendo as empresas, procurando libertar estrangulamentos que interfiram com a sua competitividade e sustentabilidade; monitorizar, compilar, produzir e difundir informação relevante, nomeadamente, de carácter produtivo, comercial e de mercado; e promover o consumo interno e a exportação potenciando sinergias com outras organizações do setor agroalimentar.”
De acordo com a PORBATATA, atualmente o grau de aprovisionamento de batata em Portugal “ainda é insuficiente para responder às necessidades de consumo”, já que o país produz apenas 45% do que consome, segundo a associação. In Vida Rural
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