quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"Jornada de AgriCultura BioLógica e Soberania Alimentar", no Campo do Gerês 27/11/11‏

A Associação Recreativa e Cultural do Campo do Gerês (A.R.C.Ca.) está a organizar a “Jornada de AgriCultura BioLógica e Soberania Alimentar” no Sábado 26 e Domingo 27, a ocorrer no Campo do Gerês, com o objectivo de sensibilizar às/aos agricultoras/es do Concelho (e não só), sobre a importância do modo como é usada a terra e a interacção que temos com ela.

Queremos transmitir às comunidades um conhecimento ecológico (ou seja, baseado no respeito ao meio-ambiente, e seus ciclos naturais) que ensine como resolver problemas reais na agricultura (como são as pragas ou o desgaste do solo, etc …) sem interferir negativamente no meio-ambiente, e, dar a  oportunidade a terem acesso directo e prático às práticas da Agricultura Biológica. Desejamos resgatar conhecimentos da agricultura tradicional, esquecidos apenas há 30 ou 40 anos na região (a partir da introdução massiva no mercado dos agro-químicos, das sementes híbridas, etc…), e enriquecê-los com novas técnicas respeitosas do eco-sistema, rompendo assim com a falta de transmissão cultural, geracional e científica, estimulando a troca de saberes, como estratégia de empoderamento comunitário.

Pretendemos também alertar sobre as consequências do uso (tão vulgar hoje em dia) dos agro-químicos na terra e nos alimentos e por tanto na nossa saúde. Assim como prevenir sobre os riscos do uso dos Organismos Geneticamente Modificados (O.G.M.) na Agricultura; por sorte ainda não se conhece a existência de cultivos transgénicos no Concelho, mas por exemplo, existem rações para animais que se vendem em todo o Concelho, e em todo o país, que estão compostas por cereais já modificados geneticamente (como o milho, a soja, etc…) e que acabam por entrar na nossa cadeia alimentar. Já está demonstrado (e silenciado) que tudo aquilo que ingerimos de origem O.G.M.  pode mudar o nosso ADN, podendo-se prever catástrofes genéticas num futuro próximo. Os consumidores não têm acesso directo a esta informação tão essencial para a nossa Soberania Alimentar.

Não querendo ficar na alerta, mas sim na alternativa, e voltando às tradições ligadas à sobrevivência e à soberania nestas zonas rurais isoladas, achamos de máxima relevância abordar o tema da Semente, grande tesouro guardado por agricultor@s desde milénios, actualmente em risco de ser subvertido pelo Mercado. A nova lei Europeia sobre as patentes das sementes dificulta ainda mais o trabalho d@s agricultor@s, pois tem claramente objectivos lucrativos e não de segurança alimentaria… Por isso queremos estimular a preservação e conservação das sementes tradicionais como património cultural e natural, e alertar sobre a nova Lei Europeia de Sementes que irá pôr em causa a sobrevivência e autonomia dos povos.

Paralelamente acontecerão actividades de Sensibilização Ambiental para crianças e jovens, no mesmo local, durante todo o Domingo.

Distribuir-se-ão dossiers que conterão informação ampliada das temáticas abordadas na jornada para que os participantes possam consultar posteriormente.

No fim das jornadas haverá dois concertos musicais: “Cantadeiras do Campo do Gerês” e “Cantares da Terra”.

Ficam convidad@s e difundam a quem possa ter interesse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário