quinta-feira, 14 de março de 2013

Câmara de Marvão disponibiliza terrenos para estimular horticultura


Fonte: Lusa
A Câmara de Marvão vai disponibilizar terrenos aos munícipes para fomentar a prática da horticultura como atividade de lazer e como forma de apoiar a população em tempos de crise, revelou hoje o presidente do município.
Vítor Frutuoso explicou à agência Lusa que o programa “Hortas da Aramenha”, que vai ser desenvolvido numa área de um hectare, é aberto a todos os munícipes daquele concelho histórico do Alto Alentejo.
“Nós temos água disponível do perímetro de rega da barragem da Apartadura, os solos são da melhor qualidade e a ideia passa por voltar, sempre que há crises, às raízes, à temática rural e às nossas origens”, disse.
Inspirado nas tradicionais hortas comunitárias, o projeto “Hortas da Aramenha” é composto por uma área de um hectare, repartido por cerca de 30 talhões.
“Esta é mais uma solução para encontrar projetos de vida e, por isso, queremos que seja abrangente e que não seja só direcionado para pessoas a passar por maiores dificuldades”, explicou.
Ao desenvolver o programa, o município espera ainda promover junto das populações uma alimentação saudável, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público, estimular atividades ambientais para as famílias e outros grupos da comunidade e potenciar a utilização da compostagem.
Vítor Frutuoso indicou ainda que, caso este programa venha a “correr bem”, contando com uma “adesão significativa”, o município tem em mãos um outro projeto idêntico para desenvolver numa quinta.
Segundo o autarca, o concelho tem uma área agrícola por “excelência” e um "património cultural de origem rural e de fortes tradições agrícolas”, sobretudo com a “atividade hortícola”.
Nesse sentido, o município lançou este projeto vocacionado para a horticultura, área que considera “relevante” para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário