quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ao Encontro da Semente


Imagem intercalada 1

Ao Encontro da Semente

15, 16 e 17 de Novembro de 2013

Vimioso - Casa da Cultura

Apresentação

A Casa da Cultura do concelho de Vimioso, espaço nobre das artes da região, é o palco do mais digno dos ofícios, a agricultura, materializada no património tradicional cultivado pelas suas gentes. O levantamento da diversidade hortícola e frutícola existente neste concelho, continuada e mantida pelos presentes agricultores, superou os desejos que a nossa imaginação tinha arquitectado.
As propícias circunstâncias em que este longo trabalho se desenrolou revelaram contactos humanos estimulantes, incluindo o poder local, que desde o início acarinhou a ideia de estudarmos e darmos a conhecer o activo património agrícola que existe em contra-ciclo nestes tempos difíceis, em que se valoriza somente o nebuloso conceito de «modernidade», enredado em bastantes equívocos e em labirintos de onde muito poucos saem ilesos. O futuro reconhecerá porventura os benéficos efeitos práticos das actividades agrícolas, ditas de subsistência, que permanecem como marcos de identificação nos contextos rurais como o de Vimioso.
O território do concelho encontra-se inserido na Terra Fria Transmontana, condicionado pelas linhas de água que provocam uma orografia acidentada, onde os rios Angueira e Maçãs, correndo paralelamente no sentido norte-sul, finalmente se fundem, delimitando o termo do concelho.
Estes dois rios esculpiram a actual geografia, deixando ao longo das margens várzeas com aluviões, espaços dedicados a esmeradas hortas, encostas abruptas que mantêm olivais, amendoais e alguma flora espontânea, e também provocaram os planaltos onde se semeiam os cereais e onde abundam os lameiros, rodeados por sebes de freixo para sustento do gado.
O amplo espólio que estará exposto na iniciativa Ao Encontro da Semente de 2013 traduz de forma substancial o que é cultivado neste extremo do território português, reflectindo também o ânimo sentido pelos agricultores e pelas agricultoras com as virtudes e benefícios das variedades que herdaram dos seus antepassados. Estes incansáveis hortelãos crêem igualmente na diferença alimentar que os produtos de sua lavra proporcionam e na autonomia que granjeiam, pilar essencial para a continuidade da diversidade vegetal nas hortas e campos deste país.
A iniciativa Ao Encontro da Semente, para além de mostrar as espécies e consequentes variedades cultivadas na região, pretende proporcionar aos participantes uma experiência gastronómica de boa cepa. Como vem sendo hábito dos encontros anteriores, mantemos a preocupação de enveredar para a componente prática dos produtos cultivados e colhidos, pondo na mesa parte desse acervo e traduzindo-o em pratos de índole local.

Programa

Sexta - 15 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso

15:00 - Abertura da exposição. Visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso.
21:00 - Projecção de filme: Pierre Rabhi: em nome da terra, Documentário de Marie-Monique Dhelsing (França, 2013). Legendado em português - 1h40.

Sábado - 16 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso

09:00 - Recepção e inscrição de participantes.
09:30 - Sessão inaugural do encontro.
10:00 - Sessão de apresentações:
           - Apicultura biológica - Jorge Fernandes
           - A Oliveira Santulhana - Adrião Rodrigues
           - Queijo de cabra em modo de produção biológico - César Rodrigues
12:30 - Almoço.
15:00 - Apresentação do levantamento do património agrícola vegetal desde há muito cultivado no concelho de Vimioso - José Miguel Fonseca - Associação Colher para Semear
16:00 - Oficina prática de tracção animal - João Rodrigues - Associação Portuguesa de Tracção Animal.
18:00 - Degustação de produtos regionais.
18:30 - Visita à exposição e troca de sementes.
20:00 - Jantar.
21:30 – Magusto e Baile das colheitas com Las Çarandas

Domingo - 17 de Novembro - Casa da Cultura de Vimioso 
 Galerias - Mercado de produtos locais

09.30 - Oficina prática - Confecção de Cuscos 
10.30 - Oficina prática - Recolha e conservação de sementes
12:00 - Oficina prática – conservação de colheitas
13:30 - Almoço.
15:30 - Mesa de Sábios Moderada por António Strecht
           - Conclusões.
17:30 - Encerramento do Encontro.

Exposições permanentes:

Herbário da Flora da Península Ibérica – Augusto Krause e Ana Gonzalez Garço. Pueblo de castellanos, Sanabria
Exposição da casa da cultura – Viagem ao mundo rural, valorizar mãos que trabalham. Marcel Saudreau.

Informações

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia através dos endereços:

Nenhum comentário:

Postar um comentário