terça-feira, 18 de junho de 2013

Convite - 22 de Junho - Conferência Sustentavel_MENTE



A Associação Transumância e Natureza vem por este meio convidá-lo a estar presente na sessão de abertura da Conferência Sustentavel_Mente, dia 22 de Junho pelas 14h30, no Auditório da Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.
Sustentavel_Mente pretende, ao estilo TedTalks, envolver a comunidade local, em especial os jovens, e proporcionar-lhes ideias, ferramentas e conhecimentos para que possam criar o seu próprio negócio e fixar-se no território.  Com o objectivo de inspirar os participantes, vão ser partilhadas histórias por jovens empreendedores que não se inibiram de pôr as mãos ao trabalho, e fazer das tradições e da natureza o seu maior aliado.
Neste primeiro evento estará presente:
  • António Castelo, que vai apresentar o seu projecto multimédia AidNature;
  • Júlio Barbas, que falará sobre a criação de um Eco Resort com o exemplo do Vale do Rossim,
  • Miguel Nóvoa, que falará da comercialização de produtos tradicionais, pela Fiolho;
  • Mafalda Nicolau de Almeida, que vai falar da sua experiência em Animação Turística na região do Douro e Côa, com a Miles Away.
 A sessão, de entrada livre, vai decorrer num ambiente informal, de partilha e aprendizagem: quais foram as motivações? Quais as principais dificuldades?
Pretende-se motivar os jovens da raia e a comunidade local, mostrando exemplos de empreendedorismo e boas práticas empresariais.
Esta é a primeira de 3 sessões, que decorrem sempre entre as 14h30 e as 18h, no Auditório da Casa da Cultura. As próximas serão nos dias 20 de Julho e 24 de Agosto e são a antevisão daquilo que será a Semana Sustentavel_Mente (de 31 Agosto a 6 de Setembro) um workshop intensivo onde os participantes irão aprender como criar um plano de negócios, numa óptica de sustentabilidade, com base na preservação da natureza e das tradições locais. Pretende-se assim que, no final, estejam aptos para apresentar uma proposta empreendedora, que seja aplicável ao território.
Este evento é organizado pela Associação Transumância e Natureza (ATN), num intercâmbio com a organização eslovena Mladinski center Trbovlje (Centro da Juventude), ao abrigo do programa Youth in Action (Juventude em Acção), financiado pela União Europeia. No âmbito deste programa de mobilidade, uma jovem eslovena está a trabalhar na ATN desenvolvendo actividades ligadas à temática da empregabilidade jovem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário