terça-feira, 18 de junho de 2013

PROJETO TERRAPRIMA-UNAC/FUNDO PORTUGUÊS DE CARBONO – CONTROLO DOS MATOS


3.ª FASE DE ADESÃO
 
Seja remunerado pelo sequestro de carbono no solo em áreas de montado, pinheiro manso e carvalho-negral, no sul e interior centro do país, ao controlar o mato com recurso a métodos não destrutivos para o solo.
 
 
Lisboa, 18 de Junho de 2013 – Está neste momento a decorrer a 3.ª fase de adesão ao Projeto Controlo dos Matos, um projeto da Terraprima – Serviços Ambientais, Lda., implementado em colaboração com a UNAC (União da Floresta Mediterrânica) e com o apoio do Fundo Português de Carbono.
 
Os aderentes totalizam uma área total contratada que já ultrapassa os 40.000 hectares, tendo já recebido o pagamento referente ao primeiro ano de compromisso, o que evidencia o interesse que este projeto está a gerar.
 
Ao aderir ao projeto, os agricultores comprometem-se a fazer o controlo de mato com recurso a métodos não lesivos para o solo durante os quatro anos do Projeto (1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2014). A consequente acumulação de matéria orgânica permitirá sequestro de carbono, um serviço ambiental pelo qual os agricultores serão remunerados a 40 EUR por ha.
 
São elegíveis os agricultores que já procediam ao controlo dos matos com corta-matos ou destroçador antes do período de compromisso ou os que, tendo utilizado grade antes do projeto, pretendam mudar para um destes métodos. São elegíveis áreas de sobro, azinho, pinheiro manso e carvalho negral, no sul e interior centro do país, periodicamente submetidas a controlo de mato e que não tenham sido gradadas desde 1 de Janeiro de 2011.
 
Para aderir formalmente ao Projeto, ou para obter esclarecimentos relativamente à sua elegibilidade, o agricultor deve dirigir-se a uma das Associadas da UNAC (http://www.unac.pt/Associados/Associados/), com os P3 das áreas intervencionadas ou a intervencionar no período de compromisso e com um planeamento das intervenções. Os técnicos das Associadas farão o devido acompanhamento do processo de adesão.
 
Mais informações em http://agricultores.extensity.pt/
 
 
Para mais informações contacte:
Nuno Mendes Calado
Secretario Geral
UNAC - União da Floresta Mediterrânica
T: 21 710 00 14 | 912 344 531

Nenhum comentário:

Postar um comentário