sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

2014 – Ano Internacional da Agricultura Familiar

agricultura no Vietname

BY  • 2 JANEIRO, 2014 • IDEIAS BRILHANTESSLIDE • COMMENTS (1) • 44
agricultura familiar consiste, tal como o nome indica, na produção de alimentos em que o responsável é uma família e na qual vários familiares participam.
Este tipo de agricultura tem um importante papel socioeconómico, ambiental e cultural. A iniciativa do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) pretende dar visibilidade a este tipo de agricultura e aos pequenos agricultores, focando a atenção mundial do seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, na gestão dos recursos naturais, na proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar o conhecimento sobre os desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiá-los. Vão ser desenvolvidos eventos em vários países para discutir este tema e desenvolver parcerias e políticas de promoção à agricultura familiar sustentável.
Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization – FAO) das Nações Unidas a agricultura familiar é importante porque:
  • Está intimamente vinculada à segurança alimentar mundial;
  • Preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação equilibrada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais;
  • Representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.
Tens uma horta? Ou gostarias de ter? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário