sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Idanha-a-Nova: Município participa no Programa Rurban


Diario Digital Castelo Branco | 2014-01-15 06:28:00
Idanha-a-Nova: Município participa no Programa Rurban
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a colaborar na implementação do programa Rurban, iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ) que promove estratégias de apoio à fixação, acolhimento e instalação de jovens em meio rural.
A criação de uma rede de parceiros, de âmbito nacional, tem como principal objetivo apoiar a fixação dos jovens nos territórios rurais, combinando a gestão operacional da Bolsa de Terras com uma plataforma de oportunidades de empreendedorismo de base agrícola e não só.
A participação da Câmara de Idanha-a-Nova decorre do seu papel percursor em estratégias e políticas de desenvolvimento do Mundo Rural, que tem permitido captar empreendedores oriundos de todo o país e do mundo. O concelho é reconhecido como “exemplo das boas práticas e dos projetos inovadores que se pretendem implementar ao abrigo do programa Rurban”, refere Armindo Jacinto, presidente do Município.
Destaca-se, a este nível, o sucesso da Incubadora de Empresas de Base Rural, na Herdade do Couto da Várzea, onde se encontram instalados vários projetos inovadores e sustentáveis, no âmbito da campanha “Não emigres, migra para Idanha-a-Nova”.
Também o projeto Casa Sustentável – Modelo Idanha é reconhecido como mais-valia para a definição do programa Rurban. Trata-se de uma solução económica e ecológica de habitação desenvolvida pelo Município de Idanha-a-Nova para jovens que queiram desenvolver um projeto em meio rural.
No âmbito do programa Rurban, a Câmara de Idanha-a-Nova reuniu, no dia 9 de janeiro, com dirigentes da CNJ, que tiveram a oportunidade de visitar a Incubadora de Empresas de Base Rural, o Centro Logístico Agroalimentar do Ladoeiro e a Casa Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário