segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CARM: a aposta portuguesa num vinho sem sulfitos

CARM: a aposta portuguesa num vinho sem sulfitos (com VÍDEO)


O leitor pode desconhecer a Casa Agrícola Reboredo Madeira, mas se lhe falarmos da CARM vai, provavelmente, identificá-la como a empresa familiar que produz vinhos e azeites. Fundada em 1997, a CARM – ou melhor, a C.A.R.M. – possui cerca de 120 hectares de vinha e 220 hectares de olival espalhados por sete quintas diferentes, tendo sido das primeiras vinícolas portuguesas a adoptar o manejo orgânico dos seus vinhedos, situados do Douro Superior.
“Somos uma empresa 100% familiar, fundada em 1997 devido à grande paixão do meu pai por esta terra”, explicou ao Economia Verde Filipe Reboredo Madeira. “O meu pai era engenheiro civil mas passava aqui os fins-de-semana, numa altura em que se demoravam oito horas desde Lisboa”.
Segundo Filipe, o seu pai “sempre acreditou” no biológico. A primeira infra-estrutura construída foi o lagar de azeite, em 1997 – na quinta das Marvalhas. “A adega só chegou em 2004”, continua o responsável.
A adega produz vinhos tintos e brancos sem aditivos antioxidantes – as provas de conservação natural despertaram o interesse dos mercados estrangeiros. O primeiro vinho português de Denominação de Origem Protegida (DOP) sem a adição de sulfitos foi lançado em 2009 – CARM DOP Douro de 2009, proveniente de uvas 100% Touriga Nacional.
Saiba mais sobre a CARM no episódio 179 do Economia Verde.
Foto:  Bernt Rostad / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário